ABNTparaTCC

Como fazer Citação Indireta ABNT: exemplos e dicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SUMÁRIO

Hoje, o assunto em comento é Citação Indireta ABNT. De fato, um elemento fundamental em trabalhos acadêmicos e científicos, bem como tópico relativamente delicado no que tange à sua inclusão no texto.

Contrate um de nossos especialistas e receba um trabalho completo. Aproveite a promoção.

Quando se redige uma monografia, dissertação ou mesmo uma tese, as citações substanciam o texto, de modo a demonstrar que o autor sabe proceder a uma pesquisa. Portanto, na teoria, o autor sabe do que está falando.

Decerto que sem citação, não é possível comprovar pesquisa e o trabalho acadêmico perde integralmente o valor, mesmo que a proposta seja relevante. Assim sendo, para a boa consecução da obra, é muito importante saber formatar e posicionar as citações no texto, conforme as normas e regras da ABNT.

TIPOS DE CITAÇÃO ABNT

São três tipos gerais de citações distintas, segundo a ABNT contendo cada uma delas especificidades intrínsecas:

Conforme mencionado, esta última é o tema deste artigo. E, a norma ABNT que dispõe sobre as citações é a NBR 1520.

Definição de Citação Indireta ABNT

Em resumo, citação indireta é a reprodução de uma tese de outro determinado autor sem ser necessário transcrevê-la ipsis litteris. De fato, fazer uma pesquisa sobre a pesquisa é diferente de pesquisar para fundamentar o trabalho. Pode até parecer estranho, mas pesquisar, no sentido de selecionar todo o material que vai fundamentar a pesquisa, é uma tarefa hercúlea.

Decerto que a seleção do material é tão importante quanto o ato de mencioná-lo na sua obra. Até porque, só é possível falar sobre algo com propriedade, parafraseando outro teórico, se houver conhecimento aprofundado daquele determinado assunto, não é mesmo?

É provável que você se pergunte, ao ler estes parágrafos: “mas o que isso tem a ver com citação indireta?” E, respondemos: Tudo. Porque, como mencionado acima, a citação indireta é a capacidade de abordar teses e hipóteses levantadas por outros autores sem citá-los verbatum.

Então, todo o material selecionado, nesta primeira etapa deve ser analisado cuidadosamente para ser identificado o momento correto de inseri-lo no seu próprio trabalho. Semelhantemente, é importante a análise para garantir a confiabilidade do material, também.

Por isso, é aconselhável seguir a orientação do professor quanto aos textos de apoio à pesquisa antes de se aventurar em uma empreitada individual. Pelo menos, não, até que haja segurança e conhecimento o suficiente para escolher os textos e/ou livros sozinho.

Normas e Regras Citação Indireta ABNT

Por outro lado, não basta incorporar a ideia de outrem ao texto, desarticuladamente. Certamente que é importante fundamentar os textos e incorporar estas ideias às suas próprias, posto que o material deve ser original. Mesmo quando se trata de revisão de literatura, é importante analisar os teóricos e ter uma visão crítica dos resultados para validar o seu projeto.

Desta forma, para articular corretamente as citações indiretas, a ABNT criou as regras que norteiam a inclusão dessas citações apropriadamente, de maneira ordenada e homogênea.

Assim, para que a citação esteja dentro do padrão ABNT, você pode optar dentre dois modelos:

  • A menção completa da referência bibliográfica especificamente nas notas de rodapé ou,
  • Sua remissão abreviada ao longo do texto até sua inclusão por completo na bibliografia gerenciada. Por exemplo:
  • Citação Dentro da Sentença: “Recentemente, Liu et al. (2011) examinaram o uso de…”
  • Citação dentro de parênteses: “As MMPs constituem uma família importante de endopeptidases capazes de degradas quase todas, se não todas… (PALOSSARI et al., 2003; VISSE; NAGASE, 2003)

Desse modo, importa observar que, em ambas as citações, o que fica nítido é o conhecimento acerca do tema. De tal forma que se pôde discorrer sobre o mesmo, alocando-o devidamente.

Por certo que a citação indireta não significa substituição das palavras do teórico por palavras diferentes e lançar a citação a certa altura do texto. Não, isso continua sendo plágio, portanto, muita atenção. Ao contrário, citação indireta trata de interpretação e compreensão integral do texto para usar aquela teoria em associação às palavras do autor do trabalho.

Além disso, o autor pode, em conclusão, opinar sobre a teoria, concordando ou discordando, em uma dialética. Contudo, para que isso aconteça, é necessário fundamentar corretamente a obra.

Exemplos de citação indireta
Exemplos de citação indireta ABNT

Guia Prático

1) Em primeiro lugar, as citações indiretas não precisam ser colocadas entre aspas, por óbvio;

2) Em seguida, o teórico autor da obra citada tem que ser descrito no texto entre parênteses, seguido do ano da publicação, mesmo para textos acessados pela Internet;

3) Se acaso a referência for a mais de 1 autor, deve-se fazer menção de cada um deles, igualmente – entre parênteses, sobrenome separado por vírgula com a data da publicação.

4) Ademais, a ordem de colocação de mais de 1 autor é cronológica, em escala crescente. Isto é, da mais antiga para a mais recente.

5)  Se o mesmo teórico for citado por mais de uma de suas obras, deve constar entre parênteses todas as datas sucessivamente, da mais antiga para a mais recente, após o sobrenome do autor;

6) Além disso, se a mesma obra tiver mais de 1 autor, cita-se o primeiro, sucedido da expressão “et al” ou “e col” (em itálico, sempre)

7) O espaçamento entre linhas é o padrão usado para a parte textual – 1,5 cm;

8) Semelhantemente, a fonte é a padrão ABNT para todo o trabalho, Arial ou Times New Roman, tamanho 12;

9) Por fim, os documentos extraídos da Internet, seja de base acadêmico-científica ou qualquer outra fonte, deve igualmente ser referenciada, no seguinte formato – centralizado e em itálico, conforme exemplo abaixo:

10) É um Alerta. ATENÇÃO. Todo e qualquer obra, de livros, artigos, periódicos, revistas, o que for, SOBRETUDO, Internet, TEM que ser referenciado. A fonte tem que ser informada para não haver risco sério de plágio, lembrando que, plágio deliberado é considerado crime, no território nacional.

Adicionalmente, a ABNT permite inclusão de citações indiretas, utilizando-se o sistema numérico. Contudo, se por um lado, esse sistema dá uma aparência mais limpa ao texto, por outro é mais trabalhoso, porque os esclarecimentos serão feitos à parte, em Notas Explicativas.

Como fazer citação indireta na prática, por: Prof. Marcelo Pierri Junior

Conclusão

Em suma, este artigo abordou a importância das citações indiretas para a fundamentação do trabalho acadêmico e científico. Desde o conceito até a formatação, foram perscrutadas as normas conforme a ABNT, além de alguns esclarecimentos adicionais. Todos, com o intuito de ajudar o pesquisador a compor o seu trabalho.

Queremos que tenha sido bastante proveitoso. Fique ligado para mais conteúdos sobre Normas e Regras ABNT. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dificuldades para fazer seu TCC?

Contrate um ESPECIALISTA