CAPA ABNT TCC: veja como fazer, normas, regras e modelos prontos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SUMÁRIO

Quais são as normas e regras para a Capa de Trabalho pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)? Decerto que há uma mística que envolve a entidade; certo temor conquanto às supostas dificuldades que circundam todas as exigências.

Sem dúvida, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão regulador mais importante, no âmbito do território brasileiro, para determinar os parâmetros de textos instrucionais e acadêmicos, de maneira geral.

E, não somente isso, mas também toda a produção de textos científicos, bem como em certificação de produtos, tanto para empresas nacionais quanto estrangeiras.

Deste modo, as Normas e Regras da ABNT foram criadas para organizar, padronizar e formatar de maneira única esse tipo de produção textual. E, conforme definição da própria ABNT, essas normas e regras visam à obtenção de um grau ideal de ordenação dos textos acadêmicos.

Entretanto, não há porque temer! As normas fornecem as regras que dispõem sobre a formalização integral do texto, em cada um de seus componentes constitutivos. Isto significa que elas são necessárias para haver uma avaliação padronizada destes mesmos escritos.

Nesta sequência, iremos desmistificar a ABNT e tornar a sua produção textual agradável e, até mesmo, fácil. O conteúdo deste artigo será perscrutar todas as normas e regras da ABNT para a produção da Capa do Trabalho.

E aí, você conhece a fundo como deixar a Capa do seu Trabalho perfeitamente de acordo com as normas ABNT? Continue lendo porque, ao final, certamente você será um especialista no assunto.

Modelos prontos – DOWNLOAD

Normas e Regras para a Capa do Trabalho ABNT

Decerto que as monografias de final de curso, os chamados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), costumam dar muita dor de cabeça àqueles que vão fazer a composição.

Não bastasse a escolha do tema, geralmente designado pelo professor, em caso de graduação, o aluno tem que fundamentar a pesquisa, redigir, revisar, corrigir, enfim. É, de fato, um trabalho árduo.

Não obstante, ainda existe outro fator relativamente complicador: fazer tudo isso, obedecendo às normas e regras da ABNT.

Na verdade, é fácil quando já se tem a experiência. Realmente, não é mesmo complicado e é, até, bastante intuitivo. Veja só: a capa envolve os chamados elementos pré-textuais, ou seja, elementos que vem antes do mérito em si do seu projeto.

O que, na sua concepção, seria necessário em uma capa de trabalho? Ora, tudo aquilo capaz de identificar o seu material, não é mesmo? Então, a capa precisa conter as informações da instituição de ensino; o nome do curso o nome do autor (ou autores) do material; o título; o ano e o local.

É intuitivo ou não é?

Em seguida, estão as especificações de cada um destes mencionados pontos, para você entender o tipo e o tamanho da fonte, o espaçamento e muito mais para deixar a capa do seu trabalho perfeitamente adequada à ABNT.

Passo a passo para a criação da Capa de Trabalho ABNT

Então, observe a seguir o modo correto para criar a Capa do seu TCC e outros.

  1. Como já dito, a Capa é um elemento Pré-Textual, assim como alguns outros elementos, como descrito abaixo, de imagem retirada da própria ABNT:
elementos pré-textuais TCC

Uma observação importante e que causa bastante confusão é a seguinte: a capa é contada para a numeração de páginas. Ela só não é numerada visivelmente, isto é, o número não deve aparecer no canto direito superior. Entendeu? Essa é para nunca mais esquecer!

  • A capa é a identificação do trabalho científico, como mencionado. Portanto, ela deve conter todos os elementos de identificação, tais como:

2.1. Nome da instituição de ensino (em letras maiúsculas);

2.2. O título do trabalho (em letras maiúsculas);

2.3. O local em que foi produzido e, (normalmente, em letras maiúsculas)

2.4.  O ano de produção.

  • Um detalhe mais atual é a questão da cor das páginas que, até então, era no padrão exclusivamente branco. Atualmente, outras cores podem ser usadas, cabendo determinação junto à Coordenação de Monografias para aquele ano letivo e do padrão de cada instituição.

Assim, observe o exemplo no quadro abaixo:

exemplos de capa tcc

Acima de tudo, é comum a todos os elementos da Capa serem redigidos com letra maiúscula (CAIXA ALTA). Contudo, é importante salientar que algumas instituições de ensino têm modelos particularizados de elementos pré-textuais.

Portanto, é importante que o discente converse com seu orientador ou professor para fazer a perfeita mistura entre os elementos exigências da ABNT e os da própria entidade.

Nome da Faculdade e Autor na Capa do Trabalho ABNT

De maneira geral, as especificações dos elementos da capa do trabalho seguem assim, no que tange o nome da IES:

  • O nome da faculdade é centralizado;
  • A fonte usada tem que ser Arial ou Times New Roman;
  • O tamanho da fonte tem de ser 14;
  • O nome do Curso vem logo abaixo, na mesma configuração de fonte e tamanho.

O Título na Capa do Trabalho ABNT

Em seguida, abaixo do nome da instituição de ensino, deverá ser contado 3 espaços, para posicionar o Título do Trabalho:

  • Título centralizado;
  • Em negrito (único elemento em negrito de toda a capa – Muito importante!)
  • Fonte tamanho 16;
  • Fonte ou Arial ou Times News Roman (a que for escolhida para o item anterior deverá ser mantida ao longo de toda a capa)
  • Caso haja um subtítulo, este deverá estar escrito logo abaixo do título, SEM negrito, apenas com a primeira letra Maiúscula e em Fonte tamanho 14.

O Local e Ano na Capa do Trabalho ABNT

O ano de entrega, da mesma forma, tem de estar centralizado e de 12 a 16 espaços abaixo do título.

Semelhantemente aos três primeiros itens, o tamanho da fonte a ser usada nesses dois últimos também é 14. Um abaixo do outro, sem espaços entre eles.

Ressalte-se, deve constar a inserção da indicação do volume do trabalho, se houve mais de um.

Embora neste artigo tenha sido visto um passo a passo sobre a criação da Capa do Trabalho pelas regras da ABNT, existem Normas específicas que tratam desse e de outros tópicos.

Dentre essas se destacam:

  • NBR 14724: Estrutura de monografias e TCC, elaboração de trabalhos acadêmicos;
  • NBR 120: Como realizar citações no TCC;
  • NBR 6023: Como elaborar referências bibliográficas;
  • NBR 6027: Dispõe sobre a correta formatação dos sumários;
  • NBR 6028: Regras para resumo de TCC e demais trabalhos;
  • NBR 5892: Específica para indicação de data de um documento ou acontecimento, e representação das horas.

Elas podem ser acessadas diretamente no site da ABNT.

Como fazer Capa ABNT no Word – Passo a Passo

Fonte: Felipe Gomes

Considerações finais      

Há um ditado popular que diz: “não se julga um livro pela capa”. Mas, no caso particular da ABNT, a capa pode dizer bastante sobre o conteúdo. Pelo menos, em que pese quanto à obediência às regras e à padronização da Associação Brasileira.

Sem dúvida, como já foi comentado anteriormente, o que prevalece, sobretudo, é a pesquisa propriamente dita. Porque também não adianta nada cumprir à risca as diretrizes da ABNT e o conteúdo ficar aquém da expectativa acadêmica.

Assim sendo, o ideal é alcançar os melhores resultados nos dois quesitos. Este conteúdo teve como objetivo dar dicas e tranquilizá-lo sobre a criação da Capa do Trabalho à luz das normas e regras da ABNT.

Tudo de uma maneira simples e intuitiva, para facilitar o trabalho do pesquisador.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dificuldades para fazer seu TCC?

Contrate um ESPECIALISTA