Como Citar IBGE ABNT: exemplos, dicas, gráficos, tabelas e dados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SUMÁRIO

Uma dúvida bem comum entre quem está produzindo um trabalho científico ou acadêmico é como citar instituições. Por exemplo: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – que é a maior fonte oficial de pesquisas diversas do país.

Bem, como citar o IBGE depende do tipo de citação ou do contexto em que o Instituto deve ser indicado como fonte, certo?

A seguir, você confere de forma simples e com exemplos como citar o IBGE em trabalhos científicos ou acadêmicos – de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).

Como citar IBGE – regra geral

De acordo com a ABNT, quando o Instituto for citado de forma abreviada, todas as suas letras devem vir formatadas em caixa alta: IBGE.

Por outro lado, quando for usada a sigla IBGE (que é o mais usual em trabalhos acadêmicos e científicos), o IBGE deve estar na Lista de Abreviaturas e Siglas. Isto, mesmo que a sigla IBGE seja do conhecimento de todos.

Veja:

Lista de Abreviaturas e Siglas

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Também, o autor do trabalho científico ou acadêmico pode citar todo o nome do IBGE (não é muito comum). Neste caso, as primeiras letras devem vir sempre em caixa alta. Veja: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Comunidade Acadêmica

Como citar o IBGE em Citação Direta Curta

Quando fazemos uma Citação Direta Curta, seguimos as regras da ABNT quanto a este tipo de citação (linkar com artigo de citação direta). Assim, o mesmo vale para uma Citação Direta Curta cujo “autor” é o IBGE.

Veja os exemplos: 

“O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro subiu 1,35%, 0,46 ponto percentual (p. p.) acima dos 0,89% de novembro” (IBGE, 12/01/2021).

Ou então: 

De acordo com o IBGE (12/01/2021), “o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro subiu 1,35%, 0,46 ponto percentual (p. p.) acima dos 0,89% de novembro”.

Como citar o IBGE em Citação Direta Longa

Da mesma forma que na Citação Curta, na Citação Direta Longa seguimos as regras da ABNT quanto a este tipo de citação (linkar com artigo de citação direta). Assim, o mesmo vale para uma Citação Direta Curta cujo “autor” é o IBGE.

Veja os exemplos:

citar IBGE no TCC ABNT
citação IBGE no TCC ABNT

Como citar o IBGE em Citação Indireta

O mais usual em citações é usar o IBGE em trabalhos científicos ou acadêmicos em Citação Indireta.

Para citar o IBGE em Citação Indireta, em geral, cita-se o IBGE seguido do nome da pesquisa e data. Também, o ano ou a data de referência da informação do IBGE.

Veja os exemplos:

De acordo com o censo de 2010, a taxa de analfabetismo aferida em Linhares foi de 9,6%, em comparação com 7,7% da vizinha Colatina e 3,0% de Vitória. Já em Conselheiro Pena, considerando-se a população municipal de 25 anos ou mais de idade no mesmo ano, 20,33% eram analfabetos. (IBGE, Censo demográfico, 2010);

Moreira (1998), por exemplo, analisou o processo de envelhecimento das grandes regiões brasileiras no período entre 1940 e 2050, considerando os dados censitários de 1940 a 1991 e, para o período entre 1995 e 2050, as projeções populacionais de Machado (1993), corrigidas por Moreira (1997) pelas projeções do IBGE (1997).

Como citar o IBGE em Tabela e Gráficos

É muito comum vermos tabelas e gráficos do IBGE em trabalhos científicos e acadêmicos já que o Instituto é a principal referência de pesquisas do Brasil.

Veja os exemplos:

tabela IBGE no TCC
gráfico e dados do IBGE no TCC

IBGE em Referências

O IBGE também deve ser citado nas Referências de um trabalho acadêmico ou científico que se utilizam de seus dados ou informações.

Veja os exemplos

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: tabagismo 2008. Rio de Janeiro, 2009.

Autores idênticos em sequência: no caso de referências com um mesmo autor ou autores idênticos, substitui-se o(s) nome(s) por um traço. O traço correspondente ao nome do autor equivale a seis espaços simples.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica 2000. Rio de janeiro, 2002.

______. Indicadores Sociais Municipais: uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. (Estudos e Pesquisas: informação demográfica e socioeconômica, n. 28).

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Relatório econômico. Brasília: Ipea; IBGE, 2014.

______. Relatório estatístico. Brasília: Ipea; IBGE, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICO. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 61p.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica 2000. Rio de janeiro, 2002.

Atenção!

Vale lembrar que para compilar o IBGE nas Referências, indique:

  • Nome do instituto;
  • Nome da pesquisa;
  • Local de publicação dos dados;
  • Ano de publicação;
  • Local onde os dados foram retirados;
  • Volume;
  • Número da página em que foi retirado os dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dificuldades para fazer seu TCC?

Contrate um ESPECIALISTA