Um tema já usual e bastante recorrente nas ferramentas de buscas é “Como escrever as referências bibliográficas no Modo ABNT”.
TCC PRONTO
Receba seu trabalho em até 2 horas, escrito por especialistas, com total segurança.
A PARTIR de R$59,90
TESE COMPLETA
Nossos professores estão prontos para lhe entregar uma Tese completa em 3 dias.
A PARTIR de R$349,00
Certamente que todo estudante, pelo menos a partir do final do Ensino Médio, conhece a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Porque a ABNT regula, no território brasileiro, a padronização das regras para produtos e textos acadêmico-científicos.
No que tange às referências bibliográficas, a ABNT, atualmente, se confronta com as normas APA – American Psychological Association. Na verdade, o Manual APA foi lançado, desde 1929. Nesse ínterim, sofreu diversas reedições e, em 2020, com o lançamento da 7ª edição do Manual de Estilo APA, ganhou espaço e tem sido requerida por diversas instituições de ensino.
A 7ª edição do Manual APA se atenta, especialmente, às citações retiradas da internet e da busca por uma linguagem menos formal e mais inclusiva.
Em face do exposto, muitas instituições de ensino superior vêm adotando a estrutura de trabalho ABNT, com citações e referências bibliográficas na estrutura APA.
A nossa série de artigos sobre a ABNT tem o objetivo de facilitar a compreensão das regras e tornar a redação de trabalhos científicos mais prazerosa e menos desgastante.
Sendo assim, neste artigo desvendaremos as normas e regras da ABNT para as Referências Bibliográficas: a NBR 6023. E, também abordaremos as principais diferenças entre a ABNT e a APA para referências bibliográficas.
Vamos lá? Continue lendo.
Construindo a lista de Referências Bibliográficas ABNT
A saber, a ABNT define referência bibliográfica como: “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. Isto significa dizer que um trabalho identificado de maneira individual assegura ao autor a titularidade da obra.
E, decerto que autoria tem especial importância para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), Monografias, Dissertações e Teses. Assim, evitando plágio e valorizando o trabalho árduo daqueles que nos antecederam.
Sendo assim, a ABNT prioriza a demonstração dessas autorias e estabeleceu normas específicas que devem ser observadas integralmente.
Então, como elaborar a lista de Referências Bibliográficas?
Os artigos escritos até aqui, nesta série de artigos ABNT foram sobre elementos pré-textuais. Contudo, relativamente a este esquema (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais) as referências bibliográficas se constituem como pós-textuais.
A NBR 623 determina que, não somente os livros, mas que, de todo o material acessado pela Internet, constem as Referências Bibliográficas.
Assim sendo, veja o passo a passo sobre a construção da lista de Referências Bibliográficas.
Passo a passo para montar as Referências Bibliográficas ABNT
Antes de mais nada, pelas normas ABNT, as Referências Bibliográficas são inseridas, logo após à Conclusão do trabalho.
Em seguida, confira a ordem dos elementos que devem ser constantes das referências bibliográficas:
Formatação das Referências Bibliográficas ABNT: a NBR 6023 (informação e documentação – Referências – Elaboração (ABNT, 2018)) orienta sobre a formatação das Referências Bibliográficas. Veja:
- Alinhamento de texto: à esquerda;
- Espaçamento simples entre linhas;
- Fonte: Times New Roman ou Arial;
- Tamanho: 12
- Ordem: alfabética e NÃO numerada;
- E, o mais importante: deixar espaço de uma linha em branco entre duas referências.
Em seguida, a estrutura das Referências continua conforme a seguinte ordem:
- Autor;
- Título;
- Edição;
- Local da Publicação;
- Editora;
- Ano e data da publicação e,
- Paginação (padrão APA).
Basta memorizar essa composição que, após algum tempo de prática, se torna simples e intuitivo.
Entretanto, devido a e variedade de fontes de pesquisa existentes, esse formato sofre, igualmente, variações.
Variações de Formatação ABNT
Documentos traduzidos, documentos acessados virtualmente, documentos em vídeo, artigos de periódicos, jornais, revistas, enfim.
De fato, para cada uma dessas variações, a ABNT estabelece normas e regras particularizadas. De acordo com a NBR 6023, cada tópico constitutivo das referências, mencionados anteriormente, obedece à seguinte descrição, respectivamente:
AUTOR:
- A colocação da literatura obedece à ordem alfabética, conforme o último sobrenome do autor;
- Após o nome do autor, se coloca como sinal de pontuação, o ponto. Reitere-se, após o nome de cada autor.
- Se houver mais de um autor, a ordem será alfabética, a partir do último sobrenome do primeiro autor listado, até máximo de 6 autores. Acima desse número se inclui a expressão et al.
- O nome do autor é indicado com letras maiúsculas, seguido das iniciais do nome, separadas por 1 (um) espaço entre elas, também em maiúsculas.
TÍTULO
O título da obra é indicado no idioma original, em letras minúsculas, sem destaque no texto.
EDIÇÃO
Em seguida ao título, vem a edição que obedece à regra do idioma original da obra. Por exemplo, para publicações em português, a edição será indicada como discriminado entre parênteses (1. ed., 2.ed. etc.). Importante ressaltar que é com ponto (.) depois do número da edição.
Se o idioma for o inglês: 1st ed; 2nd ed. e por aí vai. Sem ponto depois do número correspondente a edição.
LOCAL DA PUBLICAÇÃO
Assim, o local da publicação é indicado após a edição, por extenso. Exemplo: Rio de Janeiro.
Se não for possível identificar o local de publicação, este deve ser indicado entre colchetes, pela expressão sine loco, como monstrado [S.l].
EDITORA
Logo após o local da publicação vem o nome da Editora, que é redigido com a inicial em maiúscula e o restante, em letras minúsculas. A título de exemplificação: Editora Elsevier.
ANO DE PUBLICAÇÃO
Por fim, o ano da publicação se indicará com algarismos arábicos, como exemplo: 1999. Caso não se possa identificar diretamente na origem da publicação, mas há fonte segura para o ano da publicação, então, a indicação será entre colchetes [1999].
De fato, a inclusão do mês é opcional e deverá ser indicada abreviada, logo após a indicação do ano de publicação.
PÁGINAS
Em adaptação ao constante do Manual APA, as páginas pesquisadas devem se indicadas nas respectivas Referências, em algarismos arábicos. Bem como o número de paginação.
Pode-se ainda indicar o número de páginas contadas, mas não numeradas entre colchetes.
Outras referências ABNT
Internet: Como é corrente, muito material pesquisado, no ambiente acadêmico contemporâneo, se encontra publicado em páginas da Internet. Importante ressaltar que já são conhecidos sites seguros de acesso à literaturas fidedignas
Assim sendo, a ABNT também normatizou o modo de referenciar essa bibliografia.
De maneira geral, o formato da referência bibliográfica sobre o documento pesquisado é o mesmo, apenas com a inclusão final dos seguintes dados:
- Disponível em: [incluir URL]. Acesso em: [incluir data]
- Os documentos de meio eletrônico serão indicados por último nas referências bibliográficas.
Artigos de periódicos, jornais
Similarmente, o formato para inclusão das referências de artigos, periódicos e jornais é como a seguir:
- Autoria;
- Título do artigo;
- Título da revista;
- Local;
- Volume;
- Fascículo;
- Intervalo de páginas;
- Mês e ano.
Em suma, essas são as regras para a elaboração das Referências Bibliográficas, de acordo com a ABNT, com as devidas adesões ao manual APA. Gostou? Continue acessando nossos artigos para muito mais conteúdo de valor com exclusividade para você. Até a próxima!