ABNTparaTCC

Lista de Figuras ABNT no TCC: veja como fazer, exemplos e dicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SUMÁRIO

Certamente que as diretrizes que envolvem as listas de figuras da ABNT são umas das que mais causam confusão nos acadêmicos e afins. Isto porque, muitos documentos não carecem de figuras e/ou imagens e, portanto, essa lista acaba sendo preterida ou deixada por último.

Contrate um de nossos especialistas e receba um trabalho completo. Aproveite a promoção.

Contudo, diversas bancas avaliadoras se atem, justamente, nestas seções que recebem menos atenção dos redatores da obra. E, com toda a certeza, você não quer perder ponto por um elemento simples e fácil de resolver, não é mesmo?

Nesta sequência de artigos, buscamos desvendar as normas e diretrizes da ABNT, que causam tanta dor de cabeça na população literário-científica, em geral.

Neste, vamos atacar os mistérios que envolvem as listas de figuras:

  • Mais um pouco da história da ABNT
  • O que significam as Listas de Figuras ABNT?
  • Lista de Figuras e Ilustrações ABNT
  • Exemplos práticos de Lista de Figuras ABNT
  • Como elaborar a Lista de Figuras ABNT ideal?

Mais Um Pouco da História da ABNT

Por certo que é conhecimento geral, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão regulador, no âmbito do território brasileiro, das normas e regras para textos acadêmicos.

A associação foi criada em 28 de setembro de 1940, com vistas à padronização de concreto armado e com o nome de Foro Nacional de Normalização. Dez anos após sua criação, a ABNT abrangeu as atividades e passou a certificar produtos, serviços e materiais acadêmico-científicos.

Atualmente e já há algumas décadas, as certificações da ABNT também equiparam e compatibilizam os produtos aprovados às normas internacionais. Isto é, as das certificações ISO 9001.

Conforme definição da própria ABNT, as normas de textos acadêmicos visam à obtenção de um grau ótimo de ordenação e padronização. Assim, as normas fornecem as regras que dispõem sobre a formalização integral do texto, em cada um de seus componentes constitutivos.

Desse modo, dando prosseguimento a série de artigos, a seguir, vamos entender mais um pouco sobre outro elemento pré-textual: as Listas de Figuras ABNT.

O que significam a Lista de Figuras ABNT?

A saber, lista de figuras é um elemento pré-textual cuja inclusão, de acordo com a ABNT é obrigatória. Porque ao longo da obra, todas as figuras, gráficos, quadros, desenhos, por menor que sejam, têm que, obrigatoriamente, ser referenciados.

Isto é, tanto na parte superior quanto na inferior, de cada uma dessas ilustrações, deve vir indicada a sua descrição, de acordo com a ABNT. De maneira geral, a indicação é feita na seguinte ordem:

  • Parte superior da figura: TÍTULO; fonte tamanho 10; espaçamento simples; centralizado e em negrito.
  • Parte inferior da figura: FONTE – especificação da origem da ilustração; fonte tamanho 10; espaçamento simples; centralizado e em Negrito.

Além disso, os tipos de figuras podem ser ordenados por categoria, como: fotografias; mapas; figuras; quadros; organogramas; desenhos e fluxogramas.

Ademais, as listas de figuras contam como número de página, embora não seja numerado, assim como todos os elementos pré-textuais.

Na ordem, a Lista de Figuras e a de Ilustrações se localiza entre a Folha de Resumo e o Sumário.

Lista de Figuras e Ilustrações ABNT

elementos e estrutura de um TCC
Elementos e estrutura do TCC

Deveras importante é a observação que são duas listas distintas, a de Figuras e a de Ilustrações. Esta última, aliás, é elemento de inclusão opcional

Em contrapartida, as figuras são fundamentais em um trabalho científico ou acadêmico, visto que ajudam na elucidação do conteúdo da pesquisa.

Como elaborar a Lista de Figuras?

Decerto que uma lista de figuras complementam o trabalho acadêmico.  Conforme mencionado acima, as ilustrações, tais comomapas, gráficos, quadros, fotografias e figuras subsidiam a pesquisa por seu caráter exemplificativo. Siglas e abreviações também entram nessa lista.

Isto é, por meio de exemplos visuais, o leitor pode entender melhor toda a teoria da pesquisa.

Assim sendo, veja abaixo a lista de figuras que podem constar do texto acadêmico:

  • Fotografias;
  • Fórmulas;
  • Mapas;
  • Gráficos;
  • Gravuras e figuras;
  • Fluxogramas e organogramas;
  • Quadros;
  • Desenhos;
  • Siglas e,
  • Símbolos.

Por outro lado, a ordem dessa lista também obedece às normas e regras específicas da ABNT, conforme abaixo elencadas, do primeiro a aparecer até o último:

  1. Figuras;
  2. Tabelas;
  3. Siglas e abreviaturas e,
  4. Símbolos.

Desta forma, suponhamos que seu trabalho tenha todos os elementos acima. Segundo a ABNT, é necessário fazer uma lista específica para cada um deles. Por exemplo, uma lista de figuras; outra lista só para tabelas; outra lista só para siglas e por aí vai. Entendeu?

Em seguida à ordem, a configuração da Lista de Figuras, estabelecida pela ABNT é:

  • Título (LISTA DE FIGURAS): acima de tudo, o título é posicionado de modo centralizado, em negrito, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14, todas as letras maiúsculas.

Em seguida, se inicia a lista propriamente dita, após deixar o espaço em branco de uma linha com espaçamento de 1,5 cm.

  • Utiliza-se o espaçamento de 1,5 cm entre linhas, na elaboração da lista, fonte padrão Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Como fazer lista de ilustrações no Word

Fonte: Marcelo Zanetti

Exemplos práticos de Lista de Figuras ABNT

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Descrição do Conteúdo e Fonte……………………………………………10

Figura 2 – Descrição do Conteúdo e Fonte……………………………………………16

Figura 3 – Descrição do Conteúdo e Fonte……………………………………………18

Figura 4 – Descrição do Conteúdo e Fonte……………………………………………22

Figura 5 – Descrição do Conteúdo e Fonte……………………………………………30

E, assim, sucessivamente para quantas figuras existirem no trabalho.

Observe a obediência ao margeamento e espaçamento da página. Isto é Margem Superior e Lateral Esquerda de 3 cm e Margem Inferior e Lateral Direita, 2 cm (Margens ABNT TCC: como colocar margem no Word, regras e exemplos).

Também a ordem de paginação visível na lista, pelas normas e regras da ABNT, se dará conforme a sequência de aparecimento ao longo do texto.

Semelhantemente, a composição da Lista de Quadros ou Tabelas, Gráficos e Fluxogramas, e qualquer outra ilustração porventura existente no trabalho, obedecerá a esse mesmo critério.

Contudo, a composição da Lista de Ilustrações difere um pouco.  Embora obedeça aos mesmos critérios de margeamento, espaçamento, tipo e tamanho de fonte, por definição, na Lista de Ilustrações estão incluídos quaisquer elementos visuais do trabalho.

Então, na lista de ilustrações é possível misturar todos os elementos que, no tópico anterior, lista de figuras, estabelecemos que obrigatoriamente, seriam isolados. Isto é, uma página para cada tópico.

Na lista de ilustrações você pode misturar figuras, tabelas, quadros, etc, todos na mesma lista.

Entendeu a diferença? Só que, como a lista de figuras é obrigatória e a de ilustrações é facultada ao redator, na maior parte dos trabalhos encontram-se as divisões delimitadas como preconiza a ABNT para Lista de Figuras.

Assim sendo, abaixo se verá um exemplo de Lista de Ilustrações:

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Descrição do Conteúdo da Figura…………………………………..10

Figura 2 – Descrição do Conteúdo da Figura…………………………………..16

Quadro1 – Descrição do Conteúdo do Quadro………………………………..18

Figura 3 – Descrição do Conteúdo da Figura…………………………………..22

Tabela 1 – Descrição do Conteúdo da Tabela………………………………….30

Quadro 2 – Descrição do Conteúdo do Quadro……………………………….36

Analogamente, observe a obediência ao margeamento e espaçamento da página. Isto é Margem Superior e Lateral Esquerda – 3 cm e Margem Inferior e Lateral Direita – 2 cm.

exemplo de uso de tabela no TCC
Exemplo de uso de tabela no TCC
exemplo do uso de ilustrações no TCC
Exemplo do uso de ilustrações no TCC

Como elaborar a Lista de Figuras ABNT ideal?

Acima de tudo, a maneira ideal de se compor as listas é utilizando as ferramentas do próprio editor Word. Sem dúvida, antes de iniciara a redação do texto, é aconselhável verificar os recursos da versão do Word utilizado para configurar corretamente as páginas.

No caso aqui especificado, configure a página da Lista, conforme segue:

  • Insira uma Tabela com 3 colunas (em Inserir no Menu);
  • A quantidade de linhas dependerá da quantidade de ilustrações;
  • Sempre alinhar a coluna da direita, onde se exibe o número da página.

Pronto! Aí, basta digitar a Lista de Figuras.

Em suma, neste artigo você viu sobre as Listas de Imagens e como são fundamentais em um trabalho acadêmico. Buscamos desmistificar todo o estigma em torno do tema para que você possa publicar o seu trabalho com tranquilidade e preocupação apenas com o brilhantismo do conteúdo. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dificuldades para fazer seu TCC?

Contrate um ESPECIALISTA