ABNTparaTCC

Parágrafo ABNT: veja como usar no TCC, regras, exemplos e dicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SUMÁRIO

Decerto que para que um trabalho acadêmico receba uma boa avaliação, ele precisa estar bem redigido e estruturado. Nesse sentido, o parágrafo é o elemento mais destacado, em termos de importância na elaboração do texto.

Contrate um de nossos especialistas e receba um trabalho completo. Aproveite a promoção.

O parágrafo é como se fosse a espinha dorsal do texto, em vários aspectos. Assim, toda a argumentação teórica passa pela inteligibilidade dos parágrafos. Ou seja, o ordenamento das ideias ocorre no interior de cada parágrafo e em seu sequenciamento.

Conforme já é de conhecimento público, cada elemento do trabalho é regulado pelas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Então, não poderia ser diferente com o parágrafo. A NBR 14724 entrega todas as regras da ABNT para este elemento, o parágrafo, que perpassa todo o corpo do trabalho.

Assim, este artigo vai demonstrar quais são as regras de formatação do parágrafo, de acordo com as normas da ABNT.

O que é o Parágrafo?

Por definição, o parágrafo é toda a divisão dentro de um texto, contendo uma ideia coerente em si mesma, mas que faz parte de um todo. Cada uma dessas divisões são como pedaços que integram os fundamentos de uma obra na sua totalidade.

Embora o objetivo aqui não seja dissertar sobre o parágrafo, essa explicação foi necessária. Porque o que se pretende com a composição de um trabalho acadêmico é apresentar uma teoria, uma tese. Esta, por sua vez, precisa obedecer aos mesmos princípios de composição de redação, quais sejam: coesão e coerência.

No trabalho acadêmico, isso será evidenciado, na inclusão de citações, essenciais nesses textos, diretas, indiretas, apud. Enfim, além de outros elementos como figuras, ilustrações, tabelas, gráficos, etc.

Tudo isso demanda o posicionamento a partir do parágrafo. Percebe-se assim, a importância desse elemento. Então, como ficaria exatamente a formatação do parágrafo pelas normas da ABNT?

Como formatar parágrafo pela ABNT

Primeiramente, o parágrafo obedece às margens estabelecidas para o formato de papel A4, do Word. Lembrando sempre que:

  • Margem Superior e Esquerda – 3 cm;
  • Margem Inferior e Direita – 2 cm.

Em seguida, o espaçamento entre linhas, também obedece ao mesmo padrão: espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Ainda mais, o espaçamento entre parágrafos que é, também, de 1,5 cm.

Entretanto, entre o título principal e o título de cada seção, se deve obedecer a seguinte orientação:

  • Espaçamento entre títulos e parágrafos: 2 linhas de 1,5 cm.

Igualmente, em relação ao recuo do parágrafo, a regra ABNT determina conforme segue:

  • Recuo de 1,25 cm, na primeira linha do parágrafo. Quanto ao alinhamento, é justificado.
Fonte: WORDSPACE ꟷ Tudo sobre Word e PDFs

Citação é parágrafo?

De maneira bem objetiva, a resposta é: sim. Pode-se dizer que as citações com mais de três linhas são parágrafos com uma formatação especial. Por isso, elas recebem um posicionamento destacado, conforme demonstrado abaixo:

  • Separado do parágrafo anterior com espaço de uma linha de 1,5 cm de espaçamento;
  • Na citação, o espaçamento entre linhas é o simples;
  • Recuo de 4 cm da margem esquerda;
  • Fonte tamanho 10 – Arial ou Times New Roman.

Exemplos de Parágrafos e parágrafos antecedendo citações:

Em seguida, um exemplo de parágrafo comum seguido de apud ou citação de citação. Veja:

exemplo de citação parágrafo abnt

Almeida citando Wallon afirma que:

exemplos de parágrafo abnt citação

Desta forma, observe que a citação preserva as mesmas características do parágrafo. Isso, embora o tamanho da fonte, espaçamento e recuo recebam um tratamento especial.

Parágrafo sem recuo – Resumo e Abstract

Embora a ABNT defina que a regra geral para as margens de parágrafo seja a mesma para todo o texto, existem algumas exceções. Além das citações acima de três linhas, o Resumo e o Abstract, elementos pré-textuais também recebem uma formatação especial. O exemplo a seguir mostra isso:

Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar os problemas do professor iniciante e o modelo de formação inicial mais adequado para instrumentalizá-lo a superar dilemas nesta fase da carreira. Será discutido que o início da carreira docente constitui um período marcado por crises e pode ser definido como o período de descoberta e de sobrevivência e são imprescindíveis o conhecimento e a reflexão sobre as dificuldades e necessidades específicas do início de carreira (os primeiros 5 anos), para que as instituições de formação superior em licenciatura, bem como as instituições que recebem o professor iniciante, ofereçam apoio adequado a esse profissional.

Como já se sabe de artigos anteriores, o resumo é um elemento pré-textual obrigatório. E, igualmente, tem que ser redigido em parágrafo único, sem recuo, com alinhamento justificado e seguindo a medida da margem esquerda. Isto é, 3 cm.

Em conclusão, o parágrafo é um elemento que estabelece o sentido de todo o corpo do trabalho. Conforme sua coerência a coesão intrínseca é que fica definido o significado da pesquisa.

Ademais, o parágrafo é um elemento presente do princípio ao fim do trabalho. Em alguns momentos, ele tem dimensões diferenciadas, dependendo do seu posicionamento dentro do texto, que são exceções. E, essas exceções são as citações e resumo – abstract, na parte em inglês.

Contudo, de maneira geral, o parágrafo pela norma da ABNT obedece à seguinte convenção de recuo:

  • 1,25 cm, espaçamento entre linhas;
  • 1,5 cm, justificado.

Além disso, o distanciamento entre um parágrafo e outro é de um espaço de 1 linha de 1,5 cm. Por outro lado, o espaçamento entre o título e o parágrafo é de 2 espaços de 1,5 cm.

Continue acompanhando nossas dicas sobre as normas e regras ABNT. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dificuldades para fazer seu TCC?

Contrate um ESPECIALISTA