ABNTparaTCC

Como Fazer Referencia de Livro ABNT no TCC: exemplos, dicas e regras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SUMÁRIO

Referência de livro, em tese, é o mesmo que referência bibliográfica. Portanto, fazer referência de livro pela ABNT teria os mesmos parâmetros. Por quê? Porque bibliografia é o conjunto de livros, dos quais se coletam dados que visam a substanciar a pesquisa. Só que em tese, já que a única diferença entre bibliografia e referência bibliográfica é que esta última é apenas a indicação em uma listagem dos livros que foram pesquisados.

Contrate um de nossos especialistas e receba um trabalho completo. Aproveite a promoção.

Por obrigatoriedade das regras da ABNT somente os livros referidos no texto acadêmico precisam constar das referências bibliográficas. Sem dúvida, o pesquisador consulta outras fontes além das que ficam referenciadas por citações, mas esse outro acervo bibliográfico não tem pertinência, se não houver deles menção no texto.

De maneira geral, a referência a livros no corpo do texto, talvez seja o tópico mais conhecido e divulgado relativamente à normatização da ABNT. Contudo, como as normas sofreram uma atualização bem recente, em 2021, confira as novidades que trazem quanto à referência de livros.

exemplos de como referenciar livro no TCC com a abnt
exemplos de como referenciar livro no TCC seguindo a ABNT

Referência de livros pela ABNT em citações indiretas

De maneira geral, a referência de livros, no texto acadêmico, ocorre em citações. Essa é a regra básica da ABNT para referência de livros. Isto porque são as citações que subsidiam a pesquisa com as comprovações científicas essenciais ao trabalho acadêmico. Do mesmo modo, as citações podem ser:

  • Diretas curtas;
  • Diretas longas e,
  • Indiretas.

Com efeito, esses tópicos estão mais aprofundados em artigos específicos: Citação Direta Curta, Citação Direta Longa e Citação Indireta

Então, nas citações indiretas, as palavras do autor do livro são reinterpretadas pelo autor da obra, para serem inseridas no texto. Assim, a referência de livro em que consta a citação será dada por:

Se a citação for feita após o nome do autor:

A saber, o sobrenome do autor, ano e página entre parênteses. Importante apontar que no que tange o sobrenome do autor, somente a inicial maiúscula fica fora de parênteses.

Se a citação for feita antes do nome do autor:

Nesse sentido, o sobrenome do autor fica todo em letra maiúscula. Contudo, se forem mais de 3 autores é necessário indicar pela expressão et al, seguido de ano. Tudo entre parênteses.

No entanto, observa-se que, em ambos os casos mencionados acima, não há referência de livros, apenas do autor. Por isso, a referência de livros, nesses casos, só vai ser apontada nas referências bibliográficas.

Conforme segue discriminado: SOBRENOME, Nome do Autor. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação do livro, (página, se a referência for a capítulo).

Referência de livro pela ABNT em citações diretas curtas

Nas referências de livro pela ABNT, ao contrário das citações indiretas que têm uma redação livre no texto, as citações diretas demandam sua transcrição fiel no corpo do texto. Desse modo, se for até 3 linhas, essa citação pode ser inserida dentro do parágrafo desenvolvido e entre aspas.

Entretanto, se tiver mais de 3 linhas, deve estar em parágrafo à parte, alinhado com recuo de 4 cm da margem esquerda. Então, de acordo com as regras da ABNT, a referência de livro, em ambos os casos dependerá do método escolhido e obedecerá a seguinte configuração:

Citação com até 3 linhas:

Método autor-data: semelhantemente ao procedimento usado nas citações indiretas, a referência de livro pela ABNT só é indicada completa nas referências bibliográficas. No texto, conforme este método, antes da citação se indica o seguinte:

  • Sobrenome (somente a inicial em maiúscula) e
  • Ano.

Se acaso houver mais que 3 autores, necessário indicar pela expressão et al, seguido de ano de publicação.

Citação longa com mais de 3 linhas:

Em primeiro lugar, o autor pode ser indicado no parágrafo que antecede a citação. Isto é, ao longo do desenvolvimento do texto ou ao final da citação. Nesse caso, a referência se dará conforme configuração a seguir – (SOBRENOME do autor, todo em letra maiúscula, ano de publicação, tudo entre parênteses).

Método numérico

Em seguida, no método numérico, a referência de livro é feita em notas de rodapé. Para saber mais sobre notas de rodapé, leia o artigo Notas de Rodapé ABNT.

A citação é indicada por um número, colocado ao lado da entrada, em modo expoente. Além disso, na própria página, em nota de rodapé, é indicada a referência de livro. Por exemplo:

Citação na íntegra, Conf. SOBRENOME, Nome (do autor do livro). Título. Local: Editora, Ano de publicação.

Referências de Livros nas Referências Bibliográficas

A NBR 6023 que dispõe sobre informação e documentação e elaboração de referências (ABNT, 2018) orienta sobre a formatação das Referências Bibliográficas como segue abaixo: 

  1. Alinhamento de texto: à esquerda
  2. Espaçamento: simples entre linhas
  3. Fonte: Times New Roman ou Arial.
  4. Tamanho: 12
  5. Ordem: alfabética e NÃO numerada

Ainda mais, deve deixar espaço de uma linha em branco entre uma referência e outra. Igualmente, determina que as referências bibliográficas sejam organizadas por ordem alfabética, considerando sempre o sobrenome do primeiro autor. Se acaso houver mais de um.

Enfim, a referência de livro na lista de referência bibliográfica fica configurada assim: Autor, SOBRENOME (todo em maiúsculo), Nome. Título (em negrito). Subtítulo (sem negrito). Edição. Local da Publicação: Editora, Ano da publicação, Paginação (se a referência for a capítulo de livro).

Ademais, como se viu no artigo anterior, devido a variedade de fontes de pesquisa, essa configuração de referência bibliográfica varia conforme cada formato. Contudo, como o objeto deste artigo é referência de livros, para conhecer mais sobre os outros formatos, veja em Referência de Artigos.

Por fim, existem igualmente regras da ABNT para referência de livros editados, obedecendo a seguinte estruturação:

Fonte: Fran Carniel

Organizador – Referência de Livro pela ABNT

LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do organizador (org.). Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Editor

LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do editor (Ed.). Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Em suma, à rigor, a referência de livros, de acordo com o padrão ABNT só ocorre em dois momentos do trabalho acadêmico:

  • Na fase de desenvolvimento, em notas de rodapé e,
  • Na fase pós-textual, nas referências bibliográficas.

Porque, de modo geral, a referência de livros é feita de modo indireto ao longo do trabalho, pelo método autor-data indicado nas citações.

Bem, isso é tudo sobre referência de livros, de acordo com as regras da ABNT. Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer mais em detalhes, as referências de livro pela ABNT. Confira na próxima postagem um excelente conteúdo que preparamos para você.

Boa pesquisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dificuldades para fazer seu TCC?

Contrate um ESPECIALISTA